Aulas gravadas - professor Borba

Essas gravações são aulas completas?

Antes de qualquer coisa é preciso que se compreenda que gravações de aulas presenciais necessariamente não são um material completo e acabado, mas apenas o registro precário e parcial de um trabalho mais complexo e extenso, que é o aquele que ocorre realmente em sala de aula.

As que estão disponíveis aqui são aulas gravadas junto a diferentes turmas de diferentes faculdades. Algumas gravadas por mim mesmo, outras por alunos — a quem agradeço muitíssimo a gentileza de fornecerem uma cópia a mim e aos seus colegas de classe para facilitarem o estudo (pois acabam funcionando como "apostilas" auxiliares não-escritas, na forma de audio). Obrigado!

Uma aula ocorre no decorrer de um longo processo que envolve toda uma sequência da qual cada uma dessas gravações foi retirada, processo no qual o professor não está sozinho e dialogando com as paredes, mas em diálogo constante com seus alunos, um diálogo que começa pela sua constante observação das expressões faciais e corporais de seus alunos conforme vai falando, e pela adaptação de sua fala (incluindo seu gestual e registros na lousa) a essas expressões faciais e corporais dos alunos. Ele considera além disso todas as colocações e perguntas de alunos ao longo do semestre letivo (que também não aparecem na gravação).

Tudo é feito para, entre outras coisas, manter a atenção e o interesse dos aluno naquele dia específico, de modo que há metáforas e comparações improvisadas em função disto, e relações indiretas, por vezes bastante sutis, mas ao mesmo tempo marcantes para os alunos, com acontecimentos públicos do momento, ou mesmo ocorrências que são do conhecimento privado daquela turma de alunos, da convivência entre eles, e que dão um colorido particular à aula — coisa que não se pode captar em registros gravados.

Por essas e outras razões, duas aulas sobre o mesmo assunto, ministradas para turmas diferentes, de cursos e instituições diferentes inclusive (que atendem a públicos diferentes por exemplo), raramente são idênticas, embora possam ser bastante parecidas. O adensamento do conteúdo está limitado, em gravações como estas, por uma imensa variedade de fatores.

 

Essas aulas não poderiam ser mais densas e aprofundadas?

Além de tudo o que foi dito, há um grau de densidade das aulas que é dosado pelo professor de acordo com o perfil, o ritmo e as reações de cada turma — e em cada turma, o professor precisa atingir no mínimo a compreensão média da sala, não pode se deter apenas no que se ajustaria melhor aos alunos com maior facilidade na matéria.

Assim, há momentos em que o professor terá que, por exemplo, passar as informações necessárias de maneira um pouco mais rasteira ou superficial, e conter-se com paciência para corrigir e aprofundar melhor essas mesmas informações mais adiante, em outra oportunidade (por exemplo quando estiver falando sobre uma outra matéria que guarda relações com esta).

Por outro lado o professor também não pode perder o interesse daqueles poucos alunos mais "avançadinhos", com maior facilidade na sua matéria... mas estes ele geralmente pode atender um pouco melhor e diferenciadamente à parte, no intervalo, acompanhando melhor suas dúvidas e comentários, que fogem do padrão médio da sala — de modo que registros de aula como estes, como se vê, nunca serão, nunca poderiam ser, tão densos e cuidadosos quanto seriam aulas feitas apenas na forma de gravação.

Então é preciso que se preste atenção em tudo isso, para não avaliar erroneamente estas gravações como se fossem um material "completo", pronto e acabado... porque não são.

Qual será o destino dessas gravações?

Estas e outras aulas, sobre os assuntos mais variados, serão mais tarde corrigidas, aprofundadas, melhor detalhadas, e transformadas, por um lado, em apostilas disponibilizadas neste mesmo site, por outro, em parte das videoaulas da série Sinapses, que estarão também disponibilizadas neste site, no menu lateral direito — Seção Sinapses (audiovisuais).

Portanto, em relação às aulas presenciais este material é apenas um conjunto de rastros que servem meramente como registro parcial e incompleto do que elas foram; e em relação às futuras apostilas e aulas em video na internet, por outro lado,  este material não passa de um um primeiro rascunho ainda mais incompleto, uma espécie de fio condutor parcial com algumas ideias penduradas nele. É o esboço parcial de um material futuro.

Feitas todas estas reservas, reconheço que as gravações não deixam de ter sua utilidade para quem queira uma breve introdução panorâmica sobre os temas em questão.

Então...bom proveito!

 

As gravações

 

 

Culturas afro no Brasil

aula 1 - aula 2

 

Maquiavel

aula 1 - aula 2 - aula 3 - aula 4 - aula 5 (+ introdução ao contratualismo)

 

Tupis guaranis e filosofia política contratualista

aula 1 - aula 2 - aula 3

 

Thomas Hobbes

aula 1 - aula 2

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